As comunidades matriarcais e matrilineares da África Centro-oeste: os espíritos matrizes, a ancestralidade e a terra como fatores que regulamentam os sistemas culturais

Prof. Ms. Maurício Wilson Camilo da Silva – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professor de História e Cultura de África e sua Diáspora Pesquisador associado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa INEP / Guiné Bissau. Pesquisador e membro do grupo EtniCidades – Grupo de Estudos Étnicos e Raciais em Arquitetura e Urbanismo da FA/UFBA; Coordenador do Núcleo Africano de Estudantes UFRJ.

Sinopse:
A oficina pretende discutir sobre os Rituais da Ancestralidade e sua Relação com o Espaço e o Tempo. E destacar a Relação do Poder na definição da Sucessão e Testamento. Assim como o Ritual da Iniciação e Cura na Interpretação da Vida e Definição do Status sociais. Também deve-se destacar a Terra e o Modo de Produção comunitário.

Deixe um comentário