Educação Patrimonial: por uma pedagogia crítica da patrimonialização

Prof. Dra. Carla Marques – Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ Mestre em Geografia Humana pelo PPGEO/UERJ Espec. em Políticas Territoriais no RJ.

Sinopse:
A Educação Patrimonial é um instrumento de reflexão que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo, levando-o à compreensão  sociocultural da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Num momento em que as identidades se constituem cada vez mais fluidas e múltiplas, é importante analisar o papel do patrimônio na medida em que  produzem tensões e disputas de memórias do que será  ou não preservado por meio do processo de patrimonialização.  Nesse sentido, o processo pedagógico crítico estimula a interação entre comunidades e os agentes responsáveis públicos  que atuam  na gestão  de preservação, assim como em estudo dos bens culturais Objetivo dessa oficina  é possibilitar  a troca de saberes  e a criação e fortalecimento de redes  para a identificação , apropriação e proteção  do patrimônio.

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