Bem-vindos ao IPN

O Instituto Pretos Novos (IPN) reabre suas portas somente para grupos agendados para garantir uma visitação segura e adequada, seguindo o protocolo recomendado pelo Plano de Retomada da Cidade do Rio de Janeiro, durante esse período pandêmico.

Nossa reabertura também vai ao encontro de uma nova fase. Em seus 15 anos de fundação junto com seus amigos voluntários, o IPN se manteve aberto gratuitamente por entender sua missão em defender, compartilhar e incentivar a pesquisa de um importante legado histórico. Para continuar essa jornada passaremos a trabalhar com agendamento e aplicação de uma taxa de visitação mínima, conforme o roteiro escolhido.  

Adquirindo seu ingresso solidário você estará contribuindo para manter o IPN de portas abertas garantindo sua manutenção e segurança. A compra e o agendamento estão disponíveis pela plataforma SYMPLA. Contamos com seu apoio e visita. 

CONHECENDO A CASA

O IPN é uma instituição privada sem fins lucrativos, mantida com doações e voluntariados, criada em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar e preservar o patrimônio material e imaterial o sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos e da cultura de matriz africana.

Tudo começou com um achado num quintal da casa da família Guimarães, durante uma obra residencial, e hoje, o IPN é reconhecido como patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é considerado o maior Cemitério de Escravizados das Américas. 

Venha conhecer esse espaço multidisciplinar e saber mais sobre essa história.

=> Galeria de Arte  – Ampla sala que recebe exposições de artistas contemporâneos com trabalho na temática Afro-centrada.

=> Memorial do Cemitério dos Pretos Novos –  Exposição permanente e cronológica com janelas arqueológicas.

=> Biblioteca Pretos Novos – Espaço com mais de 1000 publicações, entre livros e artigos, especializados na Cultura Africana, Afro-Brasileira e assuntos correlatos. Para mais informações entrar em contato pela página do facebook. Não disponibilizamos o serviço de empréstimo domiciliar.

=> Sala de vídeo – Um auditório multidisciplinar onde é realizado encontros culturais como clube de leitura, sarau, grupo de pesquisas entre outros. Aqui também é ponto de partida para visitação interna onde são exibidos os documentários sobre o achado arqueológico e a história dos Pretos Novos.

=> Espaço TIA LÚCIA – Esse é um espaço de vivência, acolhedor, onde tem a exposição (em memória) dos quadros pintados pela Tia Lúcia, inspirados nas obras de Debret. 

 => Lojinha KUKANBULA – Aqui você encontra diversos souvenir´s para levar de lembrança ou presente. Destacamos nossa linha de canecas e camisetas com designer exclusivo assinado pelo artista Ozi.

=> Cantina ZINGU KITUTES –  (Fechada temporariamente).

=> Sala de aula PRETOS NOVOS – Trata-se de um ambiente de 35m² com capacidade para 40 pessoas, equipada com TV 40`, WI-FI, móveis de apoio e ar-condicionado. Este espaço também está disponível para eventos externos. Informações e reservas:  pretosnovos@pretosnovos.com.br .

Localização

Rua Pedro Ernesto, 32, Gamboa. Rio de Janeiro. Próximo ao VLT da Praça da Harmonia.