Cabeças

O artista visual mineiro, Antonio Sérgio Moreira, afirma que a influência do Barroco sobre o seu ofício se apresenta de uma forma ou de outra, ao finalizar como uma máscara africana a instalação “Insólitos construtores”, com dezenas de capacetes de trabalhadores da construção civil. A história desta obra, começou com uma visita do artista à construtora de uma amiga, em 2016, onde encontrou estes capacetes amontoados e que estavam prestes a serem descartados. Ele viu naquele material, separado por diferentes cores de acordo com a função dos operários (conforme as normas da ABNT), um grande potencial para trabalhar algumas idéias sobre e seu papel de resistência no espaço que ocupa no contexto além da sua jornada de trabalho. Assim, rostos foram pintados sobre a superfície de cada um, conferindo-lhes uma identidade que até então estava invisível.

Outra série, iniciada em 1992, chamada de Tétes (cabeças, em francês), são, segundo o artista, resultado de sua visão sobre a leitura que os afro-ameríndios fazem de si mesmos, e como os outros afros a fazem. Com esta obra, é lançado o seguinte questionamento: qual é a face da nossa identidade? As diferentes expressões de cada uma destas cabeças remetem ao estranhamento que as pessoas podem ter, em seus diferentes níveis de relações. A sua inserção na religiosidade Nagô o fez refletir mais sobre o valor da cabeça no âmbito da ancestralidade, sobre o qual, Antonio Sérgio Moreira afirma que o ori (cabeça em Iorubá) é mais importante do que a própria divindade ancestral, cultuada nas religiões de matriz africana.

Para encerrar a programação de 2018, a exposição Cabeças é composta por mais de 200 obras, em sua grande maioria formada por inéditas, dentre objetos, telas e papéis, que tecem uma sofisticada trama sobre a memória do indivíduo negro e de seus antepassados, no contexto da Diáspora Africana, que é amplificada quando exibida sobre o sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos.

artist | artist

  • Antonio Sérgio Moreira

curadoria | curatorship

  • Marco Antonio Teobaldo

coordenação geral | general coordination

  • Merced Guimarães dos Anjos
11 de Nov de 2018 a 09 de fevereiro de 2019 / <em>Nov 11th 2018 to Feb 09th 2019