Educativo

Antes mesmo da fundação do IPN, a família Guimarães dos Anjos reunia em sua residência  pesquisadores e estudiosos que trocavam conhecimentos e saberes que o sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos evocava. Naquela situação, mesmo que intuitivamente, nascia o embrião para o programa educativo do instituto. Mas somente em 2009, com a seleção do projeto de oficinas de História para se tornar Ponto de Cultura, foram iniciadas formalmente as atividades educativas do IPN. Desde então, as oficinas e palestras vêm sendo destinadas aos estudantes, pesquisadores e ao público interessado na temática afrobrasileira.

Com o programa educativo, o IPN atende gratuitamente um público amplo e diversificado, para promover um maior acesso ao conhecimento sobre a história da Zona Portuária e da Cidade do Rio de Janeiro e fortalecer a perspectiva social e cultural de africanos, indígenas e seus descendentes no Brasil. Desta forma, o IPN pretende contribuir para a construção de uma reflexão crítica e uma sociedade mais justa e igualitária.

Consulte a nossa programação e inscreva-se na oficina de seu interesse!

 

The Educational Program of the Instituto Pretos Novos aims to provide specialized assistance to students from the most diverse grades, from basic education to higher education. In addition to researchers and interested public in general. Through educational mediation, we offer, through scheduling, a small oral explanation about the institute and we show an institutional video presenting our history and action.

With the Educational Program, we serve a wide and diverse public, allowing a greater knowledge about the history of the Port Zone and the Rio de Janeiro City, privileging the perspective of Africans, indigenous people and their descendants in Brazil. With this program, the IPN intends to contribute to the construction of a critical reflection and a more just and egalitarian society.