Herança e Futuro

O FotoRio Resiste e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos realizam exposição de fotógrafos negros

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos realiza em sua galeria, uma exposição com a chancela do FotoRio Resiste, o mais importante festival de fotografia da cidade do Rio de Janeiro. Para esta edição, inaugurada no dia 18 de agosto, foi feita uma convocatória pública dirigida aos fotógrafos afro-brasileiros de todo o país, com o objetivo de reunir o que tem de mais recente na produção nacional, ainda que neste grupo constem veteranos e novatos. Foram analisadas mais de setenta inscrições, em um período de um mês e foram selecionados vinte e dois trabalhos, pela comissão formada pela organização do FotoRio Resiste e os três curadores da exposição.

A diversidade de linguagens e temas apresentados nesta mostra refletem claramente quão vasto é território percorrido por estes artistas, ainda que algumas das suas dificuldades sejam comuns a todos, em se tratando do espaço destinado à arte afro-brasileira nos centros culturais e galerias. Neste sentido, muitas alternativas vêm surgindo para suprir esta demanda e quebrar a barreira, sobretudo no âmbito do meio digital, por meio das redes sociais, evidenciando que a produção artística afro-brasiliera reivindica o seu “lugar de fala”.

A convocatória foi uma iniciativa do Coletivo Fotógrafxs Negrxs – grupo criado por Leandro Cunha, que visa construir uma rede de fotógrafas e fotógrafos negros para instrumentalizar e fomentar a produção destes criadores, com o objetivo de desenvolver uma narrativa que fortaleça e dê visibilidade à comunidade negra.

 

curadores / curators:
Marco Antonio Teobaldo, Rafael Lino Braga e Thais Rocha

fotógrafos selecionados / photographers:
Aparecida Silva, Charles Pereira, Felipe Paiva, Fernanda Dias, Jaqueline Vieira, Marcela Bonfim, Marina .S. Alves, Pedro Gomes, Stefano Figalo, Valda Nogueira, Vinícius Xavier

coordenação geral / general cordination:
Merced Guimarães dos Anjos, Milton Guran e Petrúcio Guimarães dos Anjos

projeto gráfico / graphic designer:
Geraldo Volpe