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Revisão Jogo Friv: Agitando o Abismo



Lovecraft (Howard Lovecraft), como você sabe, nunca acontece. Ao mesmo tempo, os horrores e mitos de Cthulhu nem sempre são servidos por meio de terror e missões - vimos RPGs, roguelikes, atiradores e até simuladores de construção sobre esse assunto. Stirring Abyss, por outro lado, é uma tática hardcore baseada em turnos que todos os conhecedores de escrita (e jogos táticos também!) Deveriam tentar.

O enredo Stirring Abyss é baseado no conto "O Templo", que Lovecraft escreveu em 1920. Ao mesmo tempo, o jogo se passa nos anos 60 do século passado, durante a Guerra Fria, quando um submarino americano chamado Salem (claro!) Caiu durante uma missão secreta de pesquisa. E ela afundou exatamente entre as ruínas de uma civilização desaparecida - não é difícil imaginar que lá eles encontrarão os submarinistas não com pão e sal.

Eles precisam sobreviver, salvar os membros da tripulação desaparecidos, consertar o submarino e, é claro, descobrir o segredo desta civilização. No processo, será assustador, desconfortável, mas interessante e atmosférico - apenas no espírito de Lovecraft... Isso é alcançado de maneiras diferentes. Está escuro no fundo, por causa da "névoa da guerra" é difícil navegar e as possibilidades de iluminar a área com holofotes ou bombas de Salem são limitadas. Portanto, aqui, como regra, você está em tensa ignorância.

E quando de lá, da escuridão do oceano, surgem águas-vivas agressivas, homens-peixe e outros monstros, ou quando, por exemplo, tropeçamos em altares estranhos, templos e cadáveres dilacerados com tripas retorcidas e facas rituais no peito, você começa a entender por quê mergulhadores pelo que vêem podem enlouquecer.

Porém, principalmente em Stirring Abyss, ainda não temos que ler, mas lutar e sobreviver. Ao mesmo tempo, a jogabilidade, como no XCOM , é dividida em duas partes - estratégica e tática, no terreno. O submarino Salem é quase nossa base Ikskomov. Aqui você precisa bombear água de diferentes compartimentos, repará-los e depois transformá-los em estruturas úteis. Isso pode ser uma enfermaria, salas de treinamento, uma sala dos oficiais, um armazém e um banheiro onde você pode ouvir música e acalmar os nervos dos membros da tripulação (eles podem perder seus pontos de sanidade e depois ficar fora de controle atacando seus próprios) É verdade que tudo isso requer recursos e a energia do submarino.

No mesmo local, no Salém, fabricamos equipamentos com o lixo recolhido, escolhemos quem vai cumprir a missão, equipamos submarinistas, decidimos que missão seguir ou deixamos a equipa repousar, recuperando um pouco da saúde. É verdade que, neste último caso, há o risco de que o "nível de dano" aumente - quanto mais alto for, mais fortes se tornam os inimigos, mais frequentemente aparecem criaturas estranhas e não naturais, mais louco o que está acontecendo ao redor e nas cabeças de submarinistas.

Diretamente no solo, nos movemos no modo baseado em turnos, lutamos, coletamos recursos, estudamos monstros mortos e completamos tarefas que ajudam a avançar na trama. O sistema de combate em Stirring Abyss parece ser despretensioso. Não há abrigos, não há oportunidade de usar as alturas, ligue o "overwatch". Nós apenas usamos ataques normais e especiais, usamos itens do inventário, ativamos posturas defensivas. Existem apenas três classes de lutadores e, à medida que ganhamos níveis, escolhemos quais características aumentar e quais habilidades ativas aprender.

Mas também existem algumas nuances. Assim, para um recurso especial, um submarinista pode sofrer mutações à sua escolha - fazer com que ele cresça um tentáculo enorme para que ele aperte fortemente e atraia inimigos para ele (embora neste caso o personagem não seja capaz de usar um arpão), ou mudar o cérebro para que o lutador devolva parte do dano recebido.

Além disso, é importante usar o recurso "Calling Points" para realizar ações especiais - ativar a invulnerabilidade para um turno, teletransportar-se para outra célula, aumentar drasticamente a precisão ou "proibir" o personagem selecionado de atacar seu próprio povo em um ataque de loucura. É verdade que existem poucos pontos de atração e seu suprimento é o mesmo para toda a equipe - você precisa aplicá-los com muita precisão.

Sobreviver em Stirring Abyss não é fácil por vários motivos. Via de regra, existem mais rivais, e a princípio simplesmente não sabemos o que esperar deles - e monstros podem, por exemplo, explodir, causando danos a todos ao redor, ou capturar e colocar mergulhadores em um casulo. Chefes também aparecem.

A situação é complicada pelo fato de que os mergulhadores têm um suprimento limitado de oxigênio - é importante procurar suas fontes no fundo ou embarcar e carregar cilindros com você. E então há surtos de insanidade e o fato de que colegas caídos não podem mais ser reanimados - eles partem para sempre.

Além disso, há uma constante falta de energia a bordo do Salem, que é gasta em uma série de ações importantes tanto no mapa estratégico quanto no terreno tático (por exemplo, usar um holofote e vasculhar o fundo em busca de inimigos e recursos ) Dessa forma, é necessário destinar adequadamente essa energia para não ficar em uma situação em que, para bombear a equipe, seja urgente a reforma da enfermaria, mas não há recursos para isso.

Mesmo no nível normal de dificuldade, você frequentemente precisa jogar de novo, salvar o carregamento e resolver como sobreviver nesta ou naquela situação difícil.

Stirring Abyss é um RPG tático verdadeiramente viciante que transmite perfeitamente a atmosfera de tensão, medo e loucura que se aproxima de Lovecraft. E o aumento da complexidade apenas intensifica esses sentimentos.

Prós: enredo e letras; atmosfera; jogabilidade que combina as tradições XCOM com a loucura, hardcore, misticismo e mutações da marca Lovecraft; foto legal; música apropriada.

Contras: em alguns lugares, o jogo carece de variedade e escala, bem como algumas capacidades "Ikcomo" no sistema tático.

 

 









































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