Oficina: Os loa Èrzulie

Sinopse:

O vodu haitiano é um sistema de crenças surgido do encontro e hibridismo, realizado em condições de forças muito assimétricas, entre o catolicismo e as crenças dos africanos transportados à força para o trabalho escravo na parte francesa da Ilha da Hispaniola. Ele possui uma série de similaridades com o culto aos voduns da África Ocidental e de sua recriação no nordeste brasileiro e em outras regiões americanas, mas também uma série de especificidades que têm a ver com a incorporação em sua mitologia e práticas das relações políticas e religiosas próprias da história do Haiti, região marcada principalmente pelo seu original processo de independência, surgido de uma rebelião escrava, animado pelos ideais republicanos das Revoluções Americana e Francesa, muito estimulado pela peculiar religiosidade local e alvo de uma sistemática sabotagem da parte dos demais países ocidentais. O vodu haitiano é organizado ao redor do culto aos loa, espíritos de diversos tipos, que se manifestam entre os seres humanos através de atos prodigiosos ou da incorporação em determinados médiuns, em cerimônias especificamente destinadas a isso. Os loa são organizados em nações e linhagens, reunidos de acordo com sua origens, relações e personalidades. Uma destas linhagens é a das Èrzulie, espíritos femininos muito populares e importantes no sistema vodu, bons para se pensar como este funciona e como se conjugam em seu interior elementos históricos e religiosos de procedências diversas. O objetivo desta oficina é, partindo de uma breve caracterização da história do Haiti e do vodu, e fazendo um breve inventário sinóptico dos loa Èrzulie, tratar de algumas questões referentes às relações entre história e religião.
Público-alvo: Professores e estudantes da área de Ciências Humanas, particularmente de História, Geografia, Ciências da Religião, Teologia, Filosofia e Psicologia; professores e estudantes de Ensino Médio; líderes e participantes de movimentos religiosos; interessados em geral.
Referências bibliográficas: Será fornecida uma pequena listagem ao fim do minicurso, em conjunto com os slides usados nas apresentações.

Dia 24/09/2019, começará às 15:30 horas. 

Então, cheguem 15 minutos antes para assinar a lista de presença!

Ponto de encontro:

IPN – Rua Pedro Ernesto, 32 – Gamboa.

 Atenção:

Venham com roupas folgadas, calçados cômodos, chapéus e protetor solar. Em dias chuvosos venham com o seu guarda-chuva ou capa de chuva. Tragam sua garrafa de água.

INVESTIMENTO POR ALUNO: R$ 30,00.
DEPÓSITO BANCO ITAU – AG.0603- C/C 46437-1

INSTITUTO PRETOS NOVOS – CNPJ 08.171.201/0001-63

FAVOR ENVIAR O COMPROVANTE DE DEPÓSITO VIA EMAIL oficinas@pretosnovos.com.br (PARA EFETIVAR A INSCRIÇÃO).
VAGAS LIMITADAS!

O IPN agradece as adesões.

inscreva-se

Leave a Comment